ESPANHA: O CREPÚSCULO DA FÉ

Fonte: DICI – Tradução: Dominus Est

A Espanha parece atingida por uma onda de abandono da fé. Se acreditarmos nos números publicados em junho de 2020, o número de católicos caiu acentuadamente em apenas 2 meses. 

A pesquisa publicada em junho de 2020 pelo Centro de Pesquisas Sociológicas revela números mais que alarmantes: 61% dos espanhóis ainda se declaram católicos, ou seja, 5 pontos a menos que em abril de 2020. 

Como é de se esperar, os jovens, privados de referências e que não receberam instruções religiosas dignas desse nome, são os mais afetados pela secularização e pelo ateísmo reinante. Entre os jovens de 25 a 34 anos, apenas 36% se identificam como católicos, enquanto mais de 57% deles afirmam total indiferença, quando não apresentam hostilidade à fé da Igreja. 

Outro sinal dessa onda de apostasia geral: a Conferência dos Bispos da Espanha anunciou que, ao mesmo tempo, fechou em 2019, nada menos que 32 mosteiros e conventos. Esta é a conseqüência direta do colapso do número de religiosos: 1.408 a menos em 2018, 1.828 a menos em 2019. 

Esses números significam para o episcopado espanhol o início de uma contestação e o retorno aos tesouros da Tradição? Na ausência de uma reação salutar, a queda do catolicismo parece inevitável. 

************************

Dias atrás já publicamos uma matéria sobre os números na Alemanha (leia aqui)