FOTOS DA TRADICIONAL PEREGRINAÇÃO DE PENTECOSTES (FSSPX) – DE CHARTRES A PARIS – 2017

Fonte: La Porte Latine – Tradução: Dominus Est

PRIMEIRO DIA – MISSA DO SÁBADO (03/JUN)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foi o Pe. Bertrand Labouche, padre da FSSPX quem teve a honra de celebrar a primeira, das três Missas da Peregrinação de Chartres a Paris 2017 perante cerca de 3000 fiéis reunidos nos jardins da catedral de Chartres.

Em seu sermão, ele enfatizou sobre a mensagem de Fátima que é “a manifestação do Coração Imaculado de Maria ao mundo atual para obter reparação das ofensas que são feitas a ele e para salvação dos pobres pecadores”.

PRIMEIRO DIA – PARTIDA E CAMINHADA DAS CRIANÇAS NO SÁBADO

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foi sob a benevolente liderança do Pe. Xavier Lefebvre, padre da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, que centenas de pequenos participantes começaram a peregrinação pelos caminhos de Chartres a Paris.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não há dúvida que Nossa Senhora de Fátima se deixará mover pelas súplicas desses jovens peregrinos que rezam pelas intenções da Santa Igreja e pela conversão do nosso querido país.

SEGUNDO DIA – CAMINHADA DA MANHÃ DO DOMINGO (04/JUN)

Este slideshow necessita de JavaScript.

A primeira missa pela manhã, foi celebrada por um capuchinho de Morgon, por questões de logística. Merecem todo reconhecimento esses corajosos, sem a qual a peregrinação seria impossível ser realizada com uma máxima segurança e uma ordem estrita … catolicamente aceita por todos!

O despertar foi difícil: é nesse momento, pelos 40 quilômetros realizados no dia anterior, de Chartres a Rambuillet, que os peregrinos  são os mais afetados. No entanto, devem se levantar sem hesitação. Os sinos tocam em alto e bom som, enquanto o microfone das instruções começa a ressoar. Olhos e tendas se abrem, as pernas descansadas se erguem e as ruas da cidade ganham vida. Alguns minutos mais tarde, todos se encontram em marcha.

A luz desse Domingo de Pentecostes atravessa aqui e alí as copas das árvores e faz clarear com um brilho suave os caminhos da floresta de Rambouillet, estendendo-se a perder de vista. Ela não faz mais que recordar a luz bendita do Espírito Santo, na qual rezamos para vir preencher o íntimo do coração de todos os fiéis:

“O lux beatissima, 
Reple cordis intima
fidelium tuorum. “

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não podemos deixar jamais de agradecer as religiosas que, quando não estão rezando para a nossa salvação, se ocupam ativamente nas “pequenas enfermidades” inerentes a toda peregrinação digna desse nome.

SEGUNDO DIA – MISSA PONTIFICAL DO DOMINGO

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sob um céu claro que D. Alfonso de Galarreta celebrou a missa diante de milhares de peregrinos que viajaram mais de 80 km nos dois dias.

O padre assistente dessa magnífica cerimônia pontifical foi o Pe. Christian Bouchacourt , Superior do Distrito da França da FSSPX .

Os outros ministros foram:

  • Diácono assistente: Pe. Bernard Lacoste Lareymondie, professor do Seminário Internacional de São Pio X – Ecône , 
  • Diácono assistente: Pe. Bento Joseph Villemagne, Diretor de Escola de São Michel de Martinerie,
  • Diácono: Pe. Florent Marignolt , seminarista de Ecône, 
  • Subdiácono: Pe. Rupert Bevan , seminarista de Ecône, 
  • Subdiácono portador da cruz: Pe. Rapahaël Tassot , seminarista de Ecône.

O serviço da missa foi feito por alunos da escola L’Etoile du Matin d’Eguelshardt (A Estrela da Manhã de Éguelshardt) que vieram em grande número com seu diretor Pe. Louis-Edouard Meugniot.

O sermão do D.  Galarreta focou no fato de que Nosso Senhor veio ao mundo para trazer o fogo, esse é Seu propósito. E precisamente Fátima, esse é o designo de Deus: “Eu vim ao mundo para estabelecer o reino do Coração imaculado“. Este fogo que é o amor do Sagrado Coração de Maria. Este fogo que deve primeiro incendiar nossos corações e nossas almas.

TERCEIRO DIA – CAMINHADA DA SEGUNDA FEIRA (05/06) COM O CAPÍTULO DAS CRIANÇAS

Este slideshow necessita de JavaScript.

No comecinho da manhã que as cozinheiras, ditas de Santa Martha, se aprontaram para que as crianças pudessem desfrutar de um café da manhã antes de partir para Paris.

Durante o intervalo, o P. Christian Bouchacourt, Superior do Distrito da França da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, como todos os anos, contou uma pequena história para as crianças. Ele narrou as aventuras de um pequeno alemão, chamado Joseph, que parte em uma aventura para aperfeiçoar seu trabalho. Esta história pode ser ouvida aqui .. .

 CHEGADA EM PARIS – SEGUNDA-FEIRA (05/06)

Este slideshow necessita de JavaScript.

A entrada em Paris é sempre um grande momento tanto para os “franceses” como para os capítulos estrangeiros, que descobrem a beleza da capital francesa. Esta é uma real e legal tomada de posse da capital, em nome de Deus e Sua Santa Mãe.

Na passagem de milhares de peregrinos as janelas se abriam, os parisienses inclinavam suas cabeças em suas varandas. Os caminhantes mais jovens estavam bem conscientes de se mostrarem exemplares. Sua fé e alegria não podiam deixar os corações indiferentes.

MISSA EM PARIS – SEGUNDA-FEIRA (05/06) 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Atrás do Palácio dos Inválidos, a praça Vauban forma uma série de elegantes avenidas simétricas cujas perspectivas são interrompidas pelo olhar das estátuas de marechais franceses.

É neste belo cenário que vários milhares de fiéis participaram da missa solene da segunda de Pentecostes celebrada pelo Pe. Christian Bouchacourt, Superior do Distrito da França da Fraternidade Sacerdotal São Pio X .

Em seu sermão, o padre insistiu sobre a proteção da Nossa Senhora de Fátima que cuida de França e da Igreja. “A mensagem de Fátima é um apelo ao arrependimento e à conversão, e também de exaltação à devoção do Imaculado Coração de Maria querida por Nosso Senhor.”