IRMÃ ANDRÉ, A RELIGIOSA MAIS VELHA DO MUNDO

No dia 11 de fevereiro de 2022, Irmã André comemorou seus 118 anos. Nascida em 1904 em Alès, no departamento de Gard, encontra-se hoje numa casa de repouso em Toulon. Agora cega e em uma cadeira de rodas, Irmã André permanece muito lúcida. A religiosa francesa, há vários anos, é a personalidade eclesiástica mais velha.

Fonte: DICI – Tradução: Dominus Est

Nascida Lucile Randon em uma família protestante não praticante, ela foi a única mulher entre seus três irmãos (sua irmã gêmea morreu aos 18 meses). Lucile decidiu ser batizada como católica.

Aos 20, eu estava bem hesitante. Estava fazendo o catecismo há apenas alguns meses, mas sabia que havia um Deus e queria encontrá-Lo. Procurei, até o dia em que disse a mim mesmo: “Você deve entrar nessa religião [católica]. É isso o que você quer.” O bom Deus me guiou. Meu irmão mais velho, André, era o único filho batizado. Ele chorou – um homem de 30 anos! – “Você vai nos deixar!” Pelo contrário, eu me apoio em você para suportar”, responde-lhe. Ela recebeu o batismo aos 26 anos.

Governanta até os 40 anos, foi em 1944 que se juntou às Filhas da Caridade e tomou o nome de seu amado irmão: Irmã André. “Eu era uma governanta-professora em Paris e sentia-me muito bem com isso. Eu queria ir mais longe e ser uma filha de caridade”, confessa ela.

Após a Segunda Guerra Mundial, ela trabalhou em um instituto de Vichy, acolhendo órfãos e idosos, e depois em um hospital em Drôme. Ao se aposentar em 1979, ela entrou em uma instituição em Savoie, antes de chegar ao asilo de Toulon em 2009, onde vive com cerca de 15 outras freiras idosas. “Sou religiosa porque o bom Deus me quis assim”, confidencia ela em um vídeo produzido pelo Le Figaro.

Irmã André continua a levar uma vida de oração, recitando seus terços todos os dias. E reza “por todos e especialmente pelos desafortunados. Gosto de amimar as pessoas e na oração encontramos recursos”. Ela também pede a Deus que venha buscá-la, porque não tem medo da morte: “Desejo-a, o bom Deus levará em conta os esforços que fiz para servi-Lo! ”

Desde a morte de Kane Tanaka, uma japonesa reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, falecida aos 119 anos em 25 de abril de 2022, a Irmã André tornou-se a pessoa mais velha de nosso planeta.