JOVENS DE SAINT-NICOLAS-DU-CHARDONNET (FSSPX) COM OS CRISTÃOS DO IRAQUE

chretiens_d_irak_1510Fonte: La Porte Latine – Tradução: Dominus Est

Durante séculos, os cristãos do Oriente só sobreviveram apoiados na força de um Ocidente profundamente católico. No momento em que esse último, tendo perdido sua alma, abandona covardemente esses cristãos perseguidos, a paróquia St. Nicolas du Chardonnet não quis se limitar às lamentações. Graças à sua generosidade e através da Juventude Pro, ela passou a ação.

No final desse verão, dez jovens da paróquia foram ao Iraque para dar todo o apoio possível a estes irmãos na fé, perseguidos por não terem querido negar a Cristo.

Nós os vimos amontoados em seus campos de refugiados. Nós os vimos vítimas de uma ociosidade forçada, pois qualquer trabalho, na maior parte do tempo, lhes é proibido. Nós os vimos, sobretudo, com suas feridas psicológicas e, infelizmente, muito frequentemente morais: a ignorância da confissão, o desconhecimento da recitação do Rosário, a quase total ausência de oração, apesar de uma identidade católica exteriormente muito forte.

Em parceria com a Associação SOS Cristãos do Oriente, conseguimos, durante oito dias, tirar desse ambiente terrível, cerca de 20 adolescentes com idade entre 15 a 19 anos. Nós os levamos a 100 quilómetros de lá, para uma aldeia cristã ainda intocada pela guerra, Mangesh. Estadia inesquecível tanto para eles como para nós, que vimos seus rostos se iluminarem progressivamente. Eles se renovaram com uma verdadeira alegria, certamente, graças às primeiras férias depois de um ano de pesadelo. Mas, principalmente, seus rostos expressaram o interior de uma alma que estava redescobrindo a oração, até mesmo estava experimentando pela primeira vez tão profunda paz trazida pela confissão, que, em todo caso, vivia plenamente essa caridade que tentamos testemunhar-lhes.

Comprometemo-nos a não abandonar essas almas, assim como os moradores de Mangesh, com quem tantos vínculos foram criados.. Em nome deles, eu prometi que nossa paróquia os seguiriam. Pela oração, é claro, mas também, na prática, sempre que pudermos ajuda-los. Assim, um oratório à Virgem foi construído lá, graças às suas doações. Da mesma forma, a Juventude Pro voltará lá no Natal para socorrer os refugiados. Depois, eles voltarão para novas missões, na medida em que a Providência permitir. Por enquanto, eles apresentarão a vocês, nas próximas páginas, um relato sobre sua primeira visita.

Gostaria de saudar estes jovens. Por estes cristãos perseguidos, eles doaram suas férias e suas economias, para que eles se multiplicassem em criatividade. Todos nós, cada um ao seu modo, somos convidados a seguir os passos deles. Como vocês puderam entender, trata-se de um apadrinhamento, ao mesmo tempo espiritual e material, que está sendo estabelecido com Mangesh; para ajudá-los a se manterem moralmente de pé, para ajudá-los a ficar em seu lar. Para ajudar estes cristãos perseguidos, estamos aos pés de Jesus crucificado. Um grande bem nos advirá disso!

Pe. P. de La Rocque, sacerdote da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, Cura de St. Nicolas du Chardonnet (Paris – França)