LÍBANO: RECITAR O ROSÁRIO NO MAIOR TERÇO DO MUNDO

Fonte: DICI – Tradução: Dominus Est 

O maior terço do mundo, o Rosário do Líbano, está em fase de conclusão no norte do Líbano, em Deir El Ahmar, a cerca de 30 quilômetros da Síria. A estrutura tem 600 metros de comprimento, com 59 contas de concreto projetadas a serem pequenas capelas – 4,90 metros de comprimento e 3,50 metros de largura – onde os fiéis podem parar para rezar.

Os peregrinos percorrem cada conta, enquanto recitam o terço em um caminho que leva a uma grande cruz. Essas 59 contas iluminadas ainda precisam ser decoradas. Eventualmente, o circuito de 600 metros brilhará à noite e será visível do céu.

O terreno pertence à Ordem Maronita libanesa que construiu ali um mosteiro em 2006 e está sob a jurisdição da Eparquia de Baalbeck-Deir El Ahmar. O projeto do rosário foi anunciado há vários anos e a o início da construção aconteceu em 2008.

A cidade de Deir El Ahmar abriga 14 igrejas, incluindo as de Mar Youssef (São José), Saydet El Z’our e Mar Yohanna (São João). Atrás de Deir El Ahmar está o Santuário de Nossa Senhora de Beshouat (Saydet Beshouat) que foi, por muito tempo, um local alto de peregrinação onde ocorreram vários milagres atribuídos à Virgem Maria.

Hoje, o Santuário compreende duas igrejas: a antiga com uma estátua da Virgem e uma pedra indicando o local dos milagres, e a nova igreja.

A palavra Rosário vem do latim rosarium que se refere a grinalda de rosas com a qual a Virgem foi coroada. Também chamado de Grande Rosário, é composto por quinze dezenas de contas pequenas nas quais se recita a Ave-Maria, sendo cada dez separadas por uma conta grande na qual se recita o Pai Nosso.

Um rosário, portanto, é composto de cinco dezenas e são necessários três terços para completar um rosário. É recitado enquanto se medita os Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. O mês de outubro é especialmente dedicado ao Rosário. O poder desta oração mariana é ilimitado.