NA ESPANHA, BURGER KING PEDE DESCULPAS APÓS CAMPANHA PUBLICITÁRIA BLASFEMA DURANTE A SEMANA SANTA

Espanha – A rede de fast food Burger King apresentou suas desculpas aos católicos espanhóis após uma campanha publicitária blasfema exibida durante a Semana Santa que parodiava as palavras de Cristo na Última Ceia.

Fonte: Medias-Presse-Info – Tradução: Dominus Est

Tomai e comei dele todos. (Tomad y comed todos de él) Não tem carne”, foi o slogan publicitário exibido durante a Semana Santa para promover a nova linha de opções vegetarianas do Burger King.

As palavras usadas no anúncio eram uma referência direta às palavras de Cristo na Última Ceia: “Tomai e comei dele todos, isto é o meu corpo.

Estas palavras são consideradas particularmente sagradas pelos católicos e são usadas pelos sacerdotes durante a Consagração, a parte da Missa durante a qual o pão e o vinho presentes no altar são substancialmente transformados no corpo e no sangue de Cristo. “Tomad y comed todos de él” são as palavras exatas usadas na tradução espanhola da Missa de Rito Latino.

A campanha do Burger King desencadeou um grande protesto nas redes sociais, com muitos católicos denunciando os anúncios como blasfemos e pedindo boicote à cadeia de fast food, usando a hashtag #boicottBurgerKing.

Eles estão zombando da Eucaristia e da morte de Cristo no momento mais sagrado para os cristãos”, dizia a petição em resposta ao anúncio blasfemo, acrescentando que o Burger King aproveitou da Semana Santa “para lançar uma campanha ofensiva contra milhões de crentes”.

O Bispo José Ignacio Munilla, de Orihuela-Alicante, condenou a campanha publicitária do Burger King: “Aparentemente, a perda do gosto culinário e a falta de respeito pelos sentimentos religiosos andam de mãos dadas “, tweetou o Bispo.

Alguns usuários do Twitter também apontaram que o Burger King não ousaria atacar outras religiões.

O que aconteceria se o Burger King atacasse o sentimento religioso de outras confissões? Alegro-me com vossas reflexões sobre isso ”, twittou Rosana Ribera de Gracia.

Em resposta à repercussão, o Burger King publicou um pedido de desculpas no Twitter no domingo de Páscoa e anunciou a retirada imediata da campanha.

Pedimos desculpas a todos aqueles que se sentiram ofendidos por nossa campanha dirigida a promover nossos produtos vegetais durante a Semana Santa. Nossa intenção nunca foi ofender ninguém e já foi solicitada a retirada imediata da campanha”, twittou o Burger King.

O exemplo da resposta dos católicos espanhóis deveria fazer refletir os católicos franceses que não reagiram a uma provocação semelhante também lançada [na França] durante a Semana Santa.