O PAPA FRANCISCO E O “GREAT RESET”

Fonte: DICI – Tradução: Dominus Est

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do Dia de Martin Luther King – um memorial em homenagem à vida e realizações do pastor batista – onde encoraja todos os filhos de Deus a serem pacificadores.

O sonho de Martin Luther King “continua vivo”, escreveu o Papa em mensagem enviada em 18 de janeiro de 2021 aos participantes desta comemoração (“Beloved Community Commemorative Service”) que encerra uma semana de celebrações nos Estados Unidos.

O Papa se refere ao famoso “sonho” expresso em um discurso proferido em 28 de agosto de 1963, inspirado nos princípios de Gandhi e direcionado contra a segregação americana.

No mundo de hoje, que enfrenta cada vez mais os desafios das injustiças sociais, divisões e conflitos que impedem a realização do bem comum, acrescenta o Papa, o sonho da harmonia e da igualdade para todos os povos de Martin Luther King, alcançada por meios pacíficos e não violentos, ainda permanece vivo.”

O Papa continua: “cada um de nós é chamado a ser um pacificador, que une ao invés de dividir, que reprime o ódio em vez de alimentá-lo, que abre caminhos de diálogo em vez de erguer novos muros”, citando sua encíclica Fratelli tutti (n ° 284). “É apenas nos esforçando todos os dias para colocar esta visão em prática que podemos trabalhar juntos para criar uma comunidade construída sobre a justiça e o amor fraterno”, disse ele.

Uma versão papal do “Great Reset “?

Em sua encíclica Fratelli tutti , o Papa cita, no nº 286, Martin Luther King como um dos inspiradores desta reflexão sobre a fraternidade universal.

Esta reflexão em si é apenas a extensão dos princípios que estruturam a encíclica Laudato si’ sobre ecologia “integral”. O princípio central é a necessidade de mudanças profundas e urgentes, mas também universais. O Papa afirma de fato: “Uma estratégia para uma mudança real exige repensar a totalidade dos processos” (n ° 197).

Trata-se, portanto, de rever integralmente todos os processos políticos, econômicos, financeiros e tecnológicos, mas também antropológicos, educacionais, filosóficos e espirituais, como se o planeta e a humanidade tivessem um botão de “reset” que permitisse que tudo fosse reiniciado! Mas esta é uma utopia, compartilhada, sobretudo, por aqueles que a inspiraram.

A profunda razão para esta utopia é sua visão do futuro. Essa visão está relacionada com o bem comum. Para o Papa, significa: as condições sociais desse bem, ou mesmo os bens coletivos, ou mesmo a natureza. Todas essas designações são insuficientes ou incorretas.

Por definição, o bem comum é um bem realizado em comum, portanto um fim. É essencial que seja o verdadeiro bem do homem. Unir forças para promover o comércio ou defender o planeta não visa o verdadeiro bem do homem, que é a bemaventurança alcançada pela prática da virtude (no nível natural) e, sobretudo, a bem-aventurança sobrenatural, pela graça. Esse é o defeito-chave da encíclica Laudato si.

No plano político, esse bem comum aparece ali como um globalismo socializante, que se baseia na consciência da interdependência, na preferência pelos pobres e na justiça ecológica entre as nações. Fingir alcançar um mundo justo “para o amanhã” baseia-se na ilusão de inspiração liberal e maçônica, do tipo “socialista”. É uma rejeição da realeza de Cristo e de sua graça.

No plano social , que inclui economia e tecnologia, o bem comum se materializa em uma visão teilhardiana, uma afirmada escatologia paradisíaca. Esta afirmação o testemunha: “Somos chamados a ser instrumentos de Deus Pai para que o nosso planeta seja aquilo com que sonhou ao criá-lo e para que corresponda ao seu projeto de paz, beleza e plenitude”. Para isso, é necessário estabelecer uma nova síntese através da consciência da formação de uma família universal e da solidariedade ecológica.

Uma utopia milenar e pelagiana

Nosso Senhor Jesus Cristo nunca apresentou Seu reino como a restauração da felicidade edênica.(1) Essa visão se opõe ao Evangelho e pressupõe uma espécie de milenarismo.

No plano pessoal, a participação no bem comum se apresenta como um ato de caridade e “uma intensa experiência espiritual”. Ela requer progresso individual, virtudes pessoais e sociais. Mas como realizá-lo sem graça e conversão?

Esta é, de fato, a utopia mais grave: um Pelagianismo(2) caracterizado e inextirpável . A “conversão” geral a que Francisco aspira é concebida sem a ajuda de Deus. Certamente, os católicos são chamados a vivê-la em sua religião, mas como podemos conceber uma “civilização do amor”, uma “fraternidade universal” ou uma “nova síntese” sem a graça?

É esquecer e desprezar a realeza universal de Cristo, o único capaz de restaurar o homem ferido, de dar-lhe a caridade divina para si e para com o próximo, e a prudência pelo respeito à criação. Significa buscar soluções fora da Cruz de Jesus e do seu sacrifício, os únicos capazes de garantir ao homem a verdadeira justiça e a verdadeira paz.

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Outro post interessante sobre o assunto pode ser lido no link: QUANDO A ECOLOGIA SUBSTITUI A TEOLOGIA