PEREGRINAÇÕES RECENTES NA ARGENTINA – 2019

Fonte: La Porte Latine – Tradução: Dominus Est

No domingo, 13 de outubro de 2019, realizou-se a 28ª Peregrinação da Fraternidade São Pio X da América do Sul, a Luján, o Santuário Nacional da Argentina.

Partindo pela manhã do Seminário de Nossa Senhora Corredentora, em La Reja, os peregrinos chegaram a Lujan depois de uma caminhada de 30 quilômetros para a Missa solene seguida por uma procissão até a basílica.

Estiveram presentes D. Alfonso de Galarreta, Padre Mario Trejo – Superior do Distrito, Padre Jean de Lassus – Diretor do Seminário, Padre Philippe Brunet – vindo da Espanha e muitos padres assegurando a capelania da peregrinação.

Todo o seminário, as Irmãs da FSSPX e as Professoras Dominicanas do Santo Nome de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, juntaram-se a esta manifestação de fé e piedade, que reuniu em torno de mil fiéis.

A consagração do Distrito ao Imaculado Coração de Maria foi renovada por D. de Galarreta e pelo Pe. Trejo aos pés de Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina, Paraguai e Uruguai.

*******************************

Fonte: FSSPX Sud America – Tradução: Dominus Est

No dia 21 de setembro, em Córdoba, ocorreu a primeira Peregrinação a Villa Cura Brochero, seguindo os passos que o venerado sacerdote argentino realizava em sua obra apostólica. No local, a missa solene foi celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Trânsito.

Após vários meses de organização, 6 padres (2 do Seminário e 4 do Priorado de Córdoba), 24 seminaristas (de Espiritualidade a Teologia) e fiéis (casados, crianças, solteiros) se reuniram às 2:30h da manhã na Capela de Alta Gracia, onde estavam localizados os ônibus e vans que os levariam. Uma hora depois, os veículos partiram para Giulio Césare, nas Altas Crumbres, de onde sairia a Peregrinação.

Ainda à noite, sob a luz da lua e das estrelas do céu de Córdoba, a Peregrinação começou com uma pregação do Padre Juan Martín Albisu, a oração do Itinerarium Clericorum  e a bênção dos peregrinos. Cerca de duzentas pessoas saíram a pé às 5:45h (algumas famílias se juntaram no meio da caminhada), em sua maioria fiéis de Córdoba, e muitos de Corrientes, Mendoza, Rosário, Buenos Aires, Santiago del Estero, Tucumán e Salta.

A peregrinação foi dividida em 5 grupos de cerca de 40 pessoas. Em cada grupo, havia 4 seminaristas que cuidadosamente prepararam as meditações sobre a vida do Cura Brochero. Com essas meditações, destacaram diferentes aspectos de seu sacerdócio, para incentivar os fiéis a considerar a importância da vocação sacerdotal e religiosa.

Músicas e orações se alternaram ao longo da caminhada. A beleza da paisagem, o silêncio das montanhas e a contemplação do amanhecer favoreceram enormemente a atmosfera de oração e recolhimento dos peregrinos. Os fiéis puderam aproveitar a presença do diretor e de um professor do seminário, somada a presença dos padres do Priorado de Córdoba, para confessarem-se.

Às 9:00, chegou-se a Villa Benegas, na metade do caminho, onde os peregrinos dividiam um café da manhã para aquecer o corpo após várias horas de caminhada com o vento frio da montanha: mate cozido com criollitos para animar os peregrinos.

Às 9:40, o padre Ivan Bersano se encarregou da pregação para retomar a caminhada, que, tomando como base a frase usada pelo Cura Brochero quando se colocou a primeira pedra da Casa de exercícios, arruína-te, demônio, encorajou os jovens presentes a considerá-la e tê-la consigo, abraçando generosamente o chamado de Deus, se houver, para a vocação sacerdotal ou religiosa.

A peregrinação continuou sua caminhada e, às 13:30h, chegou-se ao Santuário de Cura Brochero, a igreja de Nossa Senhora do Trânsito, onde o padre Carlos Caliri, Prior de Córdoba, celebrou a Missa solene. No final da Missa, os sacerdotes, seminaristas e todas as famílias se consagraram à Santíssima Virgem.

Terminada a cerimônia, todos os peregrinos compartilharam um almoço no salão “Mi Purisima”, perto do santuário. As crianças fizeram uma peça de teatro inspirada na “Cantata Brocheriana” de Carlos Difulvio para encerrar a jornada.

Um dia cheio de bênçãos e orações que subiram ao céu para pedir a Deus santos sacerdotes e religiosos pela Igreja.