PREPARAÇÃO PARA A ORAÇÃO MENTAL: MEDITAÇÃO IV – JUÍZO PARTICULAR

Resultado de imagem para juízo particularVamos conversar com Deus sobre o importantíssimo negocio da salvação das nossas almas; porem, para que os nossos infernais inimigos não nos embaracem, armemo-nos primeiro com o sinal da Cruz, dizendo com vivíssima fé: Pelo sinal da Santa Cruz, etc…

Feito o sinal da Cruz, digamos:

Espíritos tentadores e demônios malditos apartem-vos de mim e deste lugar para as profundezas do inferno, e não me estorveis nesta oração, dirigida para a honra e glória de Deus, e salvação da minha alma.

Façamos atos da presença de Deus.

Eu creio meu Deus e Senhor, firmemente, que vós estais aqui presente, dentro de mim, penetrando no meu interior, presenciando ainda os mais ocultos pensamentos do meu coração, sem que eu me possa esconder aos vossos puríssimos olhos; porém (prostrem-se) prostrado por terra com o corpo e com a alma, unido ao mesmo pó, me humilho na vossa divina presença desejo adorar-vos como adora a Maria Santíssima, os anjos e os santos do céu e os justos da terra: – Porem, ai de mim, oh meu Deus! Eu pequei, Senhor, perdoe-me, que eu proponho de me emendar e de não tornar mais a pecar. (levantem-se da prostração)

Ato de petição

Pai Eterno pelo sangue de Jesus Cristo e pelas dores de Maria Santíssima conceda-me as luzes, auxílio e graças para fazer bem e com fruto essa meditação. (Rezar um Pai Nosso e Uma Ave Maria)

Leiam-se agora os pontos da meditação, um de cada vez; e quando se encontrarem esses pontinhos (…) deve-se parar por algum tempo, a fim de se ponderar bem o sentido do que se tiver lido; e depois de cada ponto se ficará em silencio, meditando, pelo menos, dez minutos, de maneira que a meditação dos três pontos perfaça, pelo menos, meia hora; e ultimamente se darão graças ao Senhor.

Breve método da oração

Meditação IV – Juízo particular

Ponto 1º – Considera que no mesmo instante que a tua alma sair do corpo, há de comparecer em juízo perante o tribunal de Jesus Cristo. E que confusão, que anciã, que angustia será a tua, se, quando comparecer em juízo, estiveres em pecado?… Que sustos, que temores, quando teus olhos se encontrarem com aquela divina face, em que descarregava bofetadas todas as vezes que cometias as culpas?… Como poderás suportar a face de um Deus irado, se um santo Jó, sendo inocente, prefere antes esconder-se no fundo do inferno?… E quanto não crescerá o teu susto, e se argumentará o sobressalto, quando o Supremo Juiz pedir conta das ações da tua vida, e for apresentado todo o horror dos pecados em que caíste? Ai, que será de ti em um aperto tão terrível! Os demônios acusando todas as tuas maldades, o Anjo da tua guarda confirmando as suas acusações, Maria Santíssima apresentando o seu coração rasgado pelos golpes desses punhais que sobre Ela descarregaste com os teus pecados, e seu filhos Jesus Cristo, também coberto de chagas, te mostrará o sangue escorrendo das feridas que tu ainda a pouco agravaste com os teus pecados! Oh! Não passes por este ponto sem o considerares bem!… Muda de vida, e pede a Maria e Jesus que sejam propícios naquela hora.

Ponto 2º – Considera que, se, quando compareceres em juízo, estiveres em pecado, será desamparado de Deus, dos santos e dos anjos, cercado dos lobos do inferno, rangendo os dentes, desesperados e impacientes por te despedaçarem e arrastarem ao inferno, que, aberto debaixo de teus pés, mandará as suas chamas em tua procura!… Ai de ti! Que gritos não darás, quando vires o inferno aberto, e lá no fundo já acesa a fogueira que te há de servir de cama, cercado de dragões infernais, lançando as garras para te despedaçarem, sem que ninguém te vá acudir, nem tu te possas defender!… Ah! Se considerasses bem em um aperto tão terrível, se considerasses nas rigorosas contas que tens a dar de uma vida tão estragada, por certo que essa lembrança te faria tremer e gelar o sangue dentro das veias… Ai, infeliz de ti, pecador, que hás de dar rigorosa conta de todas as ações, desde que chegaste ao uso da razão, até dar o último suspiro, sem escapar nem sequer uma palavra ociosa!…

Ai de mim, dize contigo mesmo, ai d mim que com tanto rigor ei de ser examinado, e com tanta justiça punido, tendo por juiz um Deus e por castigo um inferno!… Ai! Pobre de mim, que infeliz sorte me espera, se não mudo de vida!…

Muda de vida, pecador, chora arrependido aos pés de Jesus Cristo o mal que tens feito, e pede-lhe, pela intercessão de sua Mãe Santíssima, perdão e misericórdia.

Ponto 3º – Considera como ficará a tua alma, quando ouvir proferir a Jesus Cristo a terrível sentença: << Aparte-te de mim, maldita, para o fogo eterno; vai padecer para sempre na companhia dos demônios e condenados, aonde no meio dos mais acerbos tormentos só ouvirás gritos e ranger de dentes!… >> E chegarás tu por desgraça a ouvir esta sentença!… Ai, que então a tua alma saíra da presença de Deus com mais ligeira velocidade que a bala se despede da espingarda, e descerá para os calabouços do inferno ainda com mais precipitação do que o raio despedido das nuvens!… Olha que é tempo de mudar de vida, pecador! Não fujas ao teu Deus, que anda em tua procura para perdoar. Se continuares a fugir-lhe e despreza-lo, também será dele esquecido na hora da tua morte, descarregará sobre ti com toda a força o golpe da sua justiça, e entregando-te aos ministros da sua ira, apartará de ti a sua face bendita, para nunca mais tornares a ver o seu rosto senão no dia do juízo, cheio de indignação!… E tu tantas vezes tem merecido este castigo, pois tantas vezes tens voltado às costas a Jesus Cristo, para entregares o coração a satanás!… Fazes fervorosos atos de contrição, e com firme proposito de mudar de vida, chora contrito os teus pecados aos pés de Jesus Cristo; e pede-lhe que, pelas dores de Maria Santíssima, lance para ti olhos de misericórdia.

Goffiné – Manual do Cristão