PREPARAÇÃO PARA A ORAÇÃO MENTAL – MEDITAÇÃO VI – JUÍZO UNIVERSAL

Resultado de imagem para juízo universalVamos conversar com Deus sobre o importantíssimo negocio da salvação das nossas almas; porem, para que os nossos infernais inimigos não nos embaracem, armemo-nos primeiro com o sinal da Cruz, dizendo com vivíssima fé: Pelo sinal da Santa Cruz, etc…

Feito o sinal da Cruz, digamos:

Espíritos tentadores e demônios malditos apartem-vos de mim e deste lugar para as profundezas do inferno, e não me estorveis nesta oração, dirigida para a honra e glória de Deus, e salvação da minha alma.

Façamos atos da presença de Deus.

Eu creio meu Deus e Senhor, firmemente, que vós estais aqui presente, dentro de mim, penetrando no meu interior, presenciando ainda os mais ocultos pensamentos do meu coração, sem que eu me possa esconder aos vossos puríssimos olhos; porém (prostrem-se) prostrado por terra com o corpo e com a alma, unido ao mesmo pó, me humilho na vossa divina presença desejo adorar-vos como adora a Maria Santíssima, os anjos e os santos do céu e os justos da terra: – Porem, ai de mim, oh meu Deus! Eu pequei, Senhor, perdoe-me, que eu proponho de me emendar e de não tornar mais a pecar. (levantem-se da prostração)

Ato de petição

Pai Eterno pelo sangue de Jesus Cristo e pelas dores de Maria Santíssima conceda-me as luzes, auxílio e graças para fazer bem e com fruto essa meditação. (Rezar um Pai Nosso e Uma Ave Maria)

Leiam-se agora os pontos da meditação, um de cada vez; e quando se encontrarem esses pontinhos (…) deve-se parar por algum tempo, a fim de se ponderar bem o sentido do que se tiver lido; e depois de cada ponto se ficará em silencio, meditando, pelo menos, dez minutos, de maneira que a meditação dos três pontos perfaça, pelo menos, meia hora; e ultimamente se darão graças ao Senhor.

Breve método da oração

Meditação VI – Juízo Universal

Ponto 1º – Considera que lá na madrugada do dia ultimo do mundo se ouvirá o terrível som de uma trombeta, cujo eco ressoará nos quatro cantos do mundo e fará ouvir por toda a parte estas terríveis palavras: << Levantem-se os mortos, vinde a juízo!… Tudo obedecerá a esta ordem, a terra lançará de si os corpos; o inferno vomitará todos os condenados; o céu ouvirá também os seus santos. As almas irão tirar do sepulcro seus corpos já de novo organizados; e todas as criaturas, tais como andarão neste mundo lá caminharão para o vale de Josaphah. Reunidos ai os povos de todo mundo, tremendo de sustos, cheios de terror, verão abrirem-se os céus de par em par, e sair essa inumerável multidão de anjos a acompanhar o Rei da Glória, que, á maneira de um relâmpago, que, fuzilando do oriente alumia até ao ocidente, aparecerá para devassar de todo o mundo!… Mandará abrir logo esses livros, onde estão carregados os pecados, e tudo se lerá publicamente, sem que oculte o mínimo pensamento. Oh! Que confusão será então a tua, quando esse pecado vergonhoso, que agora ocultas até ao próprio confessor, for sabido e conhecido por todo o mundo!?… Procura risca-lo do livro por meio da penitencia, para então participares da misericórdia.

Ponto 2º – Considera que, publicados, todos os pecados, e justificada a causa de Deus, descerão os anjos: e, bem como na eira se separa toda a palha do trigo, separarão eles os bons dos maus: obrigarão o pai a se separar para sempre do filho, o irmão do seu irmão, o marido da sua esposa!… Oh! Que lagrimas, que suspiros e ranger de dentes não custará essa separação aos condenados reunidos todos a mão esquerda de Jesus Cristo!?… E serás tu um desses desgraçados, que em altos gritos haja de apartar-te da companhia dos Santos para a companhia dos demônios e condenados?… E serás do numero daqueles contra quem se há de proferir essa sentença, que há de ter por pena um inferno por toda a eternidade?… Serás um desses infelizes, que hão de dizer um eterno adeus aos parentes, aos amigos, aos santos, aos anjos, a Jesus Cristo e a Maria Santíssima?… Olha para a tua vida passada, repara no que tens feito, dize um eterno adeus aos atrativos do mundo e aos prazeres da carne, e combate contra o demônio. Entrega-te a oração e jejum, e pratica a esmola, e conseguira a vitória para o futuro, e para o passado, misericórdia.

Ponto 3º – Considera, em como, separados os bons dos maus, aqueles para a direita, e estes para a esquerda de Jesus Cristo, se publicará a sentença que vai decidir da ventura ou da desgraça de uns e outros. Voltando-se Jesus Cristo para os escolhidos, com um semblante alegre e risonho lhes dirá: << Vinde, benditos do meu Pai, vinde tomar posse no reino do céu, que vos está pronto, vinde do desterro para a pátria venturosa, vinde das penas e dos combates para a paz do descanso eterno, vinde, acompanhem-me todos para o céu…>> Que alegres palavras, que deliciosa sentença!… Mas que triste será a volta que logo dará o Juiz! Que terrível sentença vai ele proferir! Voltando-se para os reprovados, com um semblante terrível lhes dirá: << Malvados, vai cair sobre vós à maldição que tendes amado: sede malditos do meu Pai, que vos criou, malditos de minha Mãe Santíssima, que tanto vos amou: malditos de Meu Sangue, que vos remiu: malditos de todos os anjos e santos, malditos na alma e no corpo por toda a eternidade. Apartai-vos de mim, ide para o fogo eterno!… >> E qual dessas sentenças será a tua? Treme, pecador, treme; muda de vida, e implora, com lágrimas e suspiros, a Deus sua misericórdia.

Goffiné – Manual do Cristão