PREPARAÇÃO PARA A ORAÇÃO MENTAL – MEDITAÇÃO VII – DA VOCAÇÃO DE DEUS

Imagem relacionadaVamos conversar com Deus sobre o importantíssimo negocio da salvação das nossas almas;porem, para que os nossos infernais inimigos não nos embaracem, armemo-nos primeiro com o sinal da Cruz, dizendo com vivíssima fé: Pelo sinal da Santa Cruz, etc…

Feito o sinal da Cruz, digamos:

Espíritos tentadores e demônios malditos apartem-vos de mim e deste lugar para as profundezas do inferno, e não me estorveis nesta oração, dirigida para a honra e glória de Deus, e salvação da minha alma.

Façamos atos da presença de Deus.

Eu creio meu Deus e Senhor, firmemente, que vós estais aqui presente, dentro de mim, penetrando no meu interior, presenciando ainda os mais ocultos pensamentos do meu coração, sem que eu me possa esconder aos vossos puríssimos olhos; porém (prostrem-se) prostrado por terra com o corpo e com a alma, unido ao mesmo pó, me humilho na vossa divina presença desejo adorar-vos como adora a Maria Santíssima, os anjos e os santos do céu e os justos da terra: – Porem, ai de mim, oh meu Deus! Eu pequei, Senhor, perdoe-me, que eu proponho de me emendar e de não tornar mais a pecar. (levantem-se da prostração)

Ato de petição

Pai Eterno pelo sangue de Jesus Cristo e pelas dores de Maria Santíssima conceda-me as luzes, auxílio e graças para fazer bem e com fruto essa meditação. (Rezar um Pai Nosso e Uma Ave Maria)

Leiam-se agora os pontos da meditação, um de cada vez; e quando se encontrarem esses pontinhos (…) deve-se parar por algum tempo, a fim de se ponderar bem o sentido do que se tiver lido; e depois de cada ponto se ficará em silencio, meditando, pelo menos, dez minutos, de maneira que a meditação dos três pontos perfaça, pelo menos, meia hora; e ultimamente se darão graças ao Senhor.

Breve método da oração

Meditação VII – Da vocação de Deus

Ponto 1º – Consideras que, enquanto vives, continuamente te chama Deus para que te salves, e o demônio para que te condenes; Deus por um caminho fácil, suave e gostos; e o demônio por um caminho de trabalhos, de aflições e terrível; Deus mostra-te as delicias do céu, e se oferece para ajudar-te por si e por seus anjos e santos a subir para lá; o demônio convida-te a ser o seu companheiro no inferno, que esta ardendo abaixo de teus pés. A qual dos dois convites tem aceitado? Ao de Deus? Ou ao do demônio?… Ah! Quantas vezes têm tapado os ouvidos a estas vozes com que o Senhor te convida: << Ó meu filho, volta-te arrependido a mim, que quero perdoar-te, pois não quero a tua morte: o que quero é a tua conversão, para que deixeis de fugir-me, de me desprezar, de me açoitar e esbofetear…? E não são estas as vozes que o Senhor tem gritado ao teu coração e que tu tens desprezado?… Ah! Um dia virá em que terás de te arrepender: sim, quando estiveres à beira do sepulcro, e de caminho para a eternidade, conheceras o erro, porem já será tarde…. Agora que o Senhor te chama para te perdoar, vai com lágrimas de contrição lançar-te nos braços da sua misericórdia.

Ponto 2º – Considera que te pergunta o Senhor: <<Filho, por que foges de mim? Fiz-te algum mal? Achaste no demônio mais motivos para ser amado do que em mim, ou paga-te ele melhor?… Responde pecador, a estas perguntas; porem falem antes teus olhos do que a tua boca; responde com vozes de lágrimas (e pouco era se fossem de sangue). As vozes com que o Senhor te chama são todas as criaturas: o sol, a lua, as estrelas, as aves, os peixes, as aguas, os campos, as flores, o céu e a terra, os santos, os anjos, tudo te estas dizendo que ames ao teu Senhor… Ai de ti, Que se não ouvires agora estas vozes amorosas, com que o Senhor te chama, tempo virá em que elas serão trovões que te aterrorizem, e raios que te fulminem!… Ouve como o Senhor se queixa do teu desprezo: <<Se fosse um inimigo meu que assim me tratasse, eu sofreria seus insultos sem me queixar; porem tu, sustentado com minha carne e com meu sangue!… Que esperas de mim, quando os demônios me vierem pedir justiça?…>> Pecador, detesta os teus pecados, e pede com lágrimas e suspiros perdão e misericórdia.

Ponto 3º – Considera que o Senhor também te esta continuamente chamando para o seu reino com a vida exemplar dos santos, que em todos os tempos tem aparecido na Igreja de Deus, para com a sua vida virtuosa convidarem os pecadores a vir ao seu Criador. Assim no fim do século XVIII apareceu o esclarecido bispo Santo Afonso Maria de Ligório, que reuniu em si as mais excelentes virtudes e graças copiosas. Um talento extraordinário, uma memória feliz, uma aplicação excessiva, acompanhada de um grande temor de Deus, humildade, oração e austeridade, o constituirão o modelo da perfeição, um prodígio da ciência e da penitencia; e inflamaram o seu coração no desejo da glória de Deus e salvação das almas, no que trabalhou incessantemente durante toda a sua vida, conduzindo para o céu, com sua doutrina e com seu exemplo, muitas almas. E tu, quantas terás conduzido para o inferno com os teus conselhos e depravados exemplos?… Há quantos anos esta escravo do demônio, e inimigo declarado de Jesus Cristo?… Muda de vida: segue o caminho dos santos, alista-te no numero de devotos de Maria Santíssima, para que Ela peça a seu Filho que tenha de ti misericórdia.

Goffiné – Manual do Cristão