PREPARAÇÃO PARA A ORAÇÃO MENTAL: MEDITAÇÃO 1 – DA IMPORTÂNCIA DA SALVAÇÃO

Resultado de imagem para oração mental

Vamos conversar com Deus sobre o importantíssimo negocio da salvação das nossas almas; porem, para que os nossos infernais inimigos não nos embaracem, armemo-nos primeiro com o sinal da Cruz, dizendo com vivíssima fé: Pelo sinal da Santa Cruz, etc…

Feito o sinal da Cruz, digamos:

Espíritos tentadores e demônios malditos apartem-vos de mim e deste lugar para as profundezas do inferno, e não me estorveis nesta oração, dirigida para a honra e glória de Deus, e salvação da minha alma.

Façamos atos da presença de Deus.

Eu creio meu Deus e Senhor, firmemente, que vós estais aqui presente, dentro de mim, penetrando no meu interior, presenciando ainda os mais ocultos pensamentos do meu coração, sem que eu me possa esconder aos vossos puríssimos olhos; porém (prostrem-se) prostrado por terra com o corpo e com a alma, unido ao mesmo pó, me humilho na vossa divina presença desejo adorar-vos como adora a Maria Santíssima, os anjos e os santos do céu e os justos da terra: – Porem, ai de mim, oh meu Deus! Eu pequei, Senhor, perdoe-me, que eu proponho de me emendar e de não tornar mais a pecar. (levantem-se da prostração)

Ato de petição

Pai Eterno pelo sangue de Jesus Cristo e pelas dores de Maria Santíssima conceda-me as luzes, auxílio e graças para fazer bem e com fruto essa meditação. (Rezar um Pai Nosso e Uma Ave Maria)

Leiam-se agora os pontos da meditação, um de cada vez; e quando se encontrarem esses pontinhos (…) deve-se parar por algum tempo, a fim de se ponderar bem o sentido do que se tiver lido; e depois de cada ponto se ficará em silencio, meditando, pelo menos, dez minutos, de maneira que a meditação dos três pontos perfaça, pelo menos, meia hora; e ultimamente se darão graças ao Senhor.

Breve método da oração

Meditação 1 – Da importância da salvação

Ponto 1º – Considera que o negocio principal do homem e de todos os homens, é, sem duvida, a salvação de suas almas; porquanto Deus não nos enviou nesse mundo para comer, beber, enriquecer-nos ou divertir-nos, mas sim para nos empregarmos no seu santo serviço, e na salvação da nossa alma: pois se a deixarmos perder, perderemos tudo e seremos infelizes e condenados por toda a eternidade! … É, pois o negócio da salvação o único que nos deve entreter, porquanto senão cuidarmos dele e deveras, ninguém dele tratará, e perder-se-á sem remédio? E que aproveitará ao homem o ser senhor do mundo inteiro, se por desgraça chegar a perder sua alma? …

Ah! Perda de bens, perda de honra, perda de saúde, perda da vida, tu és nada comparada com a perda da alma… Considera atentamente nestas verdades, para que te não venha a acontecer o mesmo que a maior parte dos cristãos, que lá descem para o inferno, comendo, bebendo, rindo e cantando… Chora o tempo que tens perdido, e, resolvido a aproveitar todos os instantes da sua vida para salvar a alma, pede ao Senhor auxílios, perdão e misericórdia.

Ponto 2º – Considera que sendo o negocio da salvação de todos o mais importante, é também o mais desprezado de todos. Tudo nos da muito cuidado, menos a salvação. De tudo se trata, menos do ultimo fim. Todas as perdas e danos causam grande pesar, menos os danos que tem causado a Deus e a nossa alma, e a perda desses preciosos dias, meses e anos empregados em servir o mundo, demônio e carne!… Oh! Que se houvéssemos tido tanto trabalho com a alma e com Deus, como temos tido com o corpo e com o mundo, por certo que seriamos grandes santos! Porem assim nada tem aproveitado, pois que a hora da morte só nos acharemos com um punhado de moscas, que são todas as grandezas, riquezas e prazeres dessa vida!… Considera que perdida a alma, tudo se perde com ela – o Céu, Deus, Os anjos e os santos – e só se ganham demônios para verdugos, condenados para companheiros, e fogo e tormentos eternos para suplicio; pois que tudo há de acabar com brevidade, mas nunca acabara a eternidade… Aproveita esta ocasião em que o Senhor te chama, e contrito pede-lhe perdão e misericórdia.

Ponto 3º – Considera que a vida é muito breve, a morte certa e a sua honra muito incerta; por isso, quanto menos se esperar, chegará essa hora em que o coração se verá aflito, a vida estará consumida, a alma angustiada, Deus irado, o céu perdido, e ganhado o inferno! Sim, em breve a morte mandará o corpo para as bordas da sepultura e a alma para as portas da eternidade!… E qual das duas eternidades ira habitar a tua alma? Irá bater as portas do céu, ou as do inferno? Desperta, pecador, desperta desse sono fatal! Lembra-te de que todo o tempo não é muito, e que todos os esforços que se possam empregar são bem preciosos para se conseguir a salvação… Imitai os santos, que aproveitavam todos os instantes da vida para trabalhar neste negocio. – Ainda no século passado apareceu um Santo Afonso Maria de Ligório, que, para segurar melhor este negocio, se obrigou até com o dificílimo voto de nunca perder tempo, e empregar todos os instantes de sua vida no serviço de Deus. E apesar de todos os esforços, vivia sempre com receio de perder a sua alma, se bem que não tinha em toda a vida cometido pecado algum mortal nem venial deliberado! E tu, com tantos e tão graves pecados, não receias perder a tua alma, e cair no inferno, condenado!… Foge de tão grande perigo, foge para dentro do Coração de Maria, rasgado com tantas e acerbas dores, e para o Coração de Jesus, dilacerado com tão cruel chaga: Aproveita-te das dores da Mãe, do sangue do Filho, e pede perdão e misericórdia. 

Goffiné – Manual do Cristão